sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Ó, "psora", ó!!!

Ó, "PSORA", Ó!

Na coletiva histórica em Pequim, depois de causar ao tesouro mandarim um prejuízo de alguns quilos de ouro, de quem Michael Phelps foi lembrar? Claro!!!! De uma professora!!! Mas não fiquemos tão românticos assim porque este blog não é para fracos.

Nas palavras do próprio Phelps: "Por um momento, lembrei de uma professora minha de inglês, do ensino médio. Ela dizia: 'você nunca vai ser bem-sucedido em nada'. Esse tipo de coisa volta à cabeça, é engraçado." (Duvida? Veja aqui)

Não só volta à cabeça... Na verdade, nunca sai de lá - e o que não sai não pode voltar. Esta passagem é emblemática justamente porque ilustra algo que me intriga e preocupa há anos: professores que se consideram capazes de julgar o verdadeiro potencial de seus alunos. Geralmente são os mesmos que julgam saber a verdade sobre tudo. Professores que não distinguem entre aquilo que se pode ver e o que realmente é.

Ainda que possamos identificar algumas falhas em nossos alunos, quem não as têm? E, o que é pior: quem nos dá o direito de julgá-los a partir de somente aquilo que conseguimos ver (uma ínfima parte do que o ser humano naquele aluno é)? E esse julgamento apressado - e sempre enganoso - pode encontrar no "réu" duas reações: a de um Phelps, que dedica toda a sua vida para provar que pode ser bem-sucedido apesar da torcida contra de sua professora ou a de alguém tão sensível e fragilizado que acaba se convencendo, até por nos respeitar, de que realmente é um caso sem solução e perde a chance de se tornar melhor.

Isso tudo me pôs a pensar sobre uma coisa que deveria preocupar todos os professores: quanta gente poderia querer, hoje, se voltar para nós com um troféu, um diploma, medalhas, qualquer coisa assim nas mãos e dizer: Aqui, ó, "psor", ó!

2 comentários:

Ranieli disse...

Olá Marcus...quantos professores ainda se julgam "juízes" dos saberes né...
Adorei o post e o blogger..vejo que temos interesses muito comuns. Assim como descreve no seu perfil, também atuo com EAD e a cada dia me apaixono mais por este mundo de descobertas, possibilidades e inúmeras tecnologias.

Abraços

Marcus Vinicius disse...

Obrigado, Ranieli, e desculpe pela demora em responder. Que bom que tem gostado dos posts, e podemos conversar bastante sobre os interesses comuns, então!
Abraço.